sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Jardineira de Soja

A pedido do marido, lancei-me na descoberta da soja, pois ela já tinha comido em casa da mãe e gostou. Mas devo dizer que parti apreensiva para esta aventura. Sendo que primeiro me certifiquei de que tinha sopa, para o caso da expriência correr mal. No entanto, surpreendeu-me bastante , pela positiva. Até a esquisitona da filha gostou.

Jardineira de Soja

2 Chávenas de soja grossa (hidratadas conforme indicação do fabricante)
1 Cebola
2 dentes de alho
azeite
1 tomate grande maduro
3 colheres de sopa de molho de tomate
1 chávena de ervilhas
1 cenoura
3 batatas
1 courgete
manjerona
ervas provence
sal
Pimenta
Piri piri
1 caldo knorr

Refogar a soja na cebola, no tomate,no alho, no caldo knorr e no azeite. (Não resiste á tentação e juntei uns cubos de bacon. Ainda que no final os achei desnecessários) Temperar com as ervas, pimenta, uma pitada de piri-piri e um pouco de sal (atenção que o knorr já salga bastante).Deixar cozinhar cerca de 20 minutos. Juntar as ervilhas e a cenoura e a batata aos cubos. Cubra de água quente. Rectifique os temperos. Deixar cozinhar mais 20 minutos. Juntar por ultimo a courgete aos cubos e deixar cozinhar mais 5 minutos. Apagar e deixar apurar 10 minutos.

PS: Pelo que pesquisei a soja não tem propriamente um sabor próprio, tem é a capacidade de absorver os "sabores" dos ingredientes adicionados. Pelo que sugerem adicionar bastantes condimentos, como por exemplo as ervas aromáticas. Também fica tanto mais saborosa quanto mais tempo estiver a ser cozinhada.

3 comentários:

Tita disse...

sim senhora grande aventureira
tambem vou tentar entrar nessa aventura, uma receita a experimentar

Ísis disse...

Olá...
Também já me tentei aventurar no mundo da soja mas a coisa nunca sai como deve ser, porque fica sempre muito rija, será que fica pouco tempo em àgua? ou n se deve espremer a àgua da soja?? ainda não atinei com isto, pode ajudar-me??
Jà agora os meus parabens, desconfio que hoje já vou jantada para casa, de ver tanta receita boa :)

Bjos Ísis
isisebastet@gmail.com

FiFi disse...

Ísis

Não sou perita neste dominio. Mas saiu-me bem. O que fiz foi deixar 1/2 hora de molho e depois espremi muito bem a soja.

Muito obrigada, é sempre bom saber que qm nos visita gosta das nossas coisinhas.