sexta-feira, 27 de junho de 2008

Leite Creme


Desde que tinha ido jantar fora com os meus cunhados e a minha sobrinha comeu leite creme, que andava com a pulga atrás da orelha. É que na altura pensei que nunca tinha feito leite creme. Nem sabia exactamente o que levava. Andei por ai a ver e vi este que me agradou. Como é meu hábito quando tenho medo de não gostar faço metade da receita. Vou colocar aqui a receita inteira. A meia receita rendeu 5 taças.

Leite Creme

1 litro de leite magro (eu usei meio gordo)
350 grms de açúcar
60 grms de farinha
6 gemas batidas
casca de limão
pau de canela ( eu não tinha usei uma pitada de canela em pó)

Ferva o leite com a canela e o limão. Reserve.
Num tacho misture a farinha com o açúcar e vá adicionando o leite, pouco a pouco. Leve ao lume para engrossar, mexendo sempre. Retire do lume e junte em fio as gemas batidas. Leve novamente ao lume, durante cerca de 2 minutos para cozer as gemas, mexendo sempre.
Deite o leite creme em taçinhas e depois de arrefecer cubra com um pouco de açúcar e queime-o com o ferro próprio.


Sem comentários: