quarta-feira, 2 de abril de 2008

Bolo de Chocolate

Então não é que agora tenho concorrência lá em casa. Agora volta e meia o maridinho também se presta para as lides culinárias, se bem que para a vertente de doçaria. E sabe tão bem comer uma coisinha feita pela cara metade. Se bem que este teve a minha modesta ajuda.

Vou colocar aqui a receita original que foi tirada de um livro de doces tradicionais. Nós achámos que a receita era em muita quantidade e decidimos fazer só metade. O que no caso do bolo não foi uma boa opção, pois esquecemos que uma vez que era para rechear o bolo tinha de ficar alto. No entanto ficou bom, deu foi mais trabalho a cortar ao meio. Contudo para o recheio e cobertura metade da receita é o suficiente ainda que se faça o bolo com a receita original. Aqui vai:


Bolo de chocolate

150 grms de nozes moídas ( não usei)
150 grms de manteiga
1 Colher de chá bem cheia de fermento em pó
380 grms de açúcar
5 Ovos
300 grms de farinha
1 chávena (de café) de café forte

RECHEIO

2 colheres de sopa de maisena
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 lata de leite ( a medida é a lata)
1 lata de natas
1/2 chávena (de café) de café forte
1 Colher de café de essência de baunilha
2 ou 3 rodelas de ananás picadinho

COBERTURA

150 grms de chocolate de culinária
Metade do Recheio

Comece por bater o açúcar, a manteiga e as gemas , até obter um creme. Adicione a farinha com o fermento, as nozes moídas e o café. Envolva o preparado com as claras batidas em castelo bem firme. Deite numa forma sem buraco previamente untada e leve a forno quente até o bolo estar cozido, cerca de 1 hora.

Prepare o recheio por levar ao lume num tachinho todos os ingredientes, menos o ananás. Deixe engrossar, mexendo sempre. Depois de cozido corte o bolo ao meio e recheie com metade do creme. Por cima disponha o ananás picado.

Prepare a cobertura, derreta o chocolate em banho maria, e em seguida misture muito bem com a metade do recheio que reservou. Barre todo o bolo com a cobertura e decorre com meias nozes.

Sem comentários: