terça-feira, 15 de abril de 2008

Empadão de Carne


Este empadão é receita da minha mãe. É muito apreciado cá em casa, especialmente pela minha princesa, que ama puré.

Empadão de Carne

1/2 Kg de carne picada
Puré de batata q.b
Molho branco q.b.
1 Limão
Sal
Pimenta


Faça o puré, pode também usar de compra, embora eu ache que o sabor não é o mesmo, cá em casa não se usa de compra. Gosto de o fazer eu. Faço assim
  • Cozo as batatas aos cubos, para ser mais rápido, em agua e sal. No tacho onde vou fazer o puré coloco uma generosa noz de manteiga. Reduzo as batatas a puré, com um passe vite. Junto o leite, quente até obter a consistência desejada. Tempero com pimenta e noz moscada.
Frite a carne picada em óleo e manteiga, ou outra gordura a gosto. tempere com sal, pimenta e o sumo de um limão. O limão dá-lhe um sabor muito agradável..

Junte o molho branco á carne. Pode usar de compra, penso que cerca de 3/4 de um pacote grande chega. Eu, mais uma vez, gosto de o fazer, assim:
  • Derreto 3 colheres de sopa de manteiga junto com 2 de farinha, vou juntando leite até ficar cremoso, deixando sempre ferver entre cada adição de leite. Tempero com sal, pimenta e noz moscada.
Num pirex coloque metade do puré, por cima disponha a carne previamente envolvida com o molho branco, tape com o restante puré. Pincele com uma gema de ovo e leve a forno quente até ficar lourinho.

Sem comentários: